terça-feira, 11-06-2013.

Workshop para Identificação de Problemas – Elaboração do Plano de Ação do CLDS+

No dia 6 de junho decorreu, na Biblioteca Municipal de Rio Maior, um Workshop para Identificação de ProblemasElaboração do Plano de Ação do CLDS + promovido pela Câmara Municipal, através do Serviço de Ação Social, com os objetivos de desenhar o Contrato Local de Desenvolvimento Social + (CLDS+) e auxiliar na atualização do Diagnóstico Social do Concelho.
Para esta ação, que contou com a presença da vereadora da Ação Social, Sara Fragoso, foram convidados os membros do Conselho Local de Ação Social, o Gabinete de Inserção Profissional, o Centro de Negócios e Inovação e o Presidente da Associação Empresarial do Concelho de Rio Maior.
Sara Fragoso abriu a sessão, referindo que com estas ações o Município “pretende que, localmente, sejam encontrados temas, necessidades e problemas sociais a que seja essencial dar resposta de forma a elaborar o plano de ação do CLDS +”.
Quer-se, com estas sessões, valorizar a proximidade entre as instituições e a comunidade e dar soluções concretas aos que delas carecem, com especial ênfase aos grupos afetados pelo desemprego e por situações críticas de pobreza, em especial a pobreza infantil.
A vereadora espera que haja um grande envolvimento e interação das entidades envolvidas no Programa, sejam elas públicas ou privadas, promovendo o desenvolvimento social local, por forma a conjugarem os seus esforços para prevenir, atenuar ou erradicar situações de pobreza e de exclusão.
O Programa CLDS+ tem por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos através de ações, a executar em parceria, que permitam contribuir para o aumento da empregabilidade, para o combate das situações críticas de pobreza, especialmente a infantil, da exclusão social em territórios vulneráveis, envelhecidos ou fortemente atingidos por calamidades. Tem igualmente especial atenção na concretização de medidas que promovam a inclusão ativa das pessoas com deficiência e incapacidade.
Para parceira do Programa foi escolhida, como entidade coordenadora local, o Centro de Educação Especial “O Ninho” que ficará responsável pela coordenação administrativa e financeira do CLDS+.
As ações a desenvolver pelos CLDS+ integram os seguintes eixos de intervenção: Eixo 1- Emprego, formação e qualificação; Eixo 2 - Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil; e Eixo 3 - Capacitação da comunidade e das instituições.
Cada eixo de intervenção é concretizado através de ações obrigatórias, daí a Autarquia ter promovido esta primeira ação de trabalho onde foi solicitado aos presentes o levantamento das necessidades relativas a cada um dos eixos de intervenção, identificando os problemas, as causas, os recursos e as ideias para a intervenção.
No final foram apresentadas e discutidas as reflexões de cada um dos grupos que servirão de base para elaboração do Contrato Local de Desenvolvimento Social + e na atualização do Diagnóstico Social do Concelho.